Associacao

de Futebol

de Lisboa

As justas reclamações dos adeptos em 1915

A Associação de Futebol de Lisboa marcou para o dia 7 de fevereiro de 1915 (domingo) vários jogos das suas competições, dos quais se destacou o da primeira categoria entre o Sport Clube Império (sócio fundador AFL nº 1) e o Clube Internacional de Futebol (fundador nº 4) a disputar-se no recinto do Campo Grande, […]

A Associação de Futebol de Lisboa marcou para o dia 7 de fevereiro de 1915 (domingo) vários jogos das suas competições, dos quais se destacou o da primeira categoria entre o Sport Clube Império (sócio fundador AFL nº 1) e o Clube Internacional de Futebol (fundador nº 4) a disputar-se no recinto do Campo Grande, às 18h, com arbitragem assegurada pelo senhor Cosme Damião, do Sport Lisboa e Benfica.

Verificou-se que, com surpresa, o Clube Internacional de Futebol não compareceu, o que causou efervescência entre aqueles que pagaram a entrada para assistir ao desafio e tiveram de abandonar as instalações bastante deprimidos, pois amantes deste desporto, do seu clube e o facto de não recuperarem o valor despendido, tudo somado, contribuiu para o desânimo, desconfiança e, acima de tudo, ver que, assim, o futebol não evoluía.

É certo que os jogadores, na altura, não eram profissionais, não eram pagos para fazerem o que mais gostavam, isto é jogar futebol, mas acreditava-se no seu brio, na sua entrega, no seu amor ao clube, logo pretendia-se que a sua responsabilidade fosse assumida e que aparecessem, pois, os simpatizantes ficariam satisfeitos e agradecidos por essa demonstração de interesse e respeito pelos seus direitos.

Tal não aconteceu e, mais tarde, o Clube Internacional de Futebol, através de comunicado, assinado pelo presidente do seu Conselho Técnico, senhor Carlos Villar [foto abaixo à direita], um dos maiores vultos do futebol lisboeta, pois foi o criador da “Taça de Honra” da AFL, seu fundador, membro da Comissão Instaladora da AFL e seu dirigente, lamentou o sucedido, que nada mais foi do que uma duplicidade de avisos a causa dessa não comparência.

Mais adianta que o lamentável erro de forma alguma significa a desistência do primeiro grupo do Clube Internacional de Futebol dos campeonatos promovidos pela Associação de Futebol de Lisboa.

Artigo de Alberto Helder, coordenador do Gabinete Histórico da Associação de Futebol de Lisboa.

Partilhar

Notícias

Este fim de semana, os Delegados, formados pela AFL, iniciam, oficialmente, as suas funções em alguns jogos das principais competições da Associação de Futebol de Lisboa: Sabseg I Divisão (Futebol) e TrueClinic I Divisão (Futsal). Um passo importante para a(...)

A Seleção Nacional Feminina Sub-17 conta, na sua mais recente convocatória, com a presença das jovens jogadoras de clubes filiados na Associação de Futebol de Lisboa, que voltam assim a ver o seu trabalho e dedicação reconhecidos. Atletas convocadas: SCU(...)

De lembrar que se irá realizar hoje, dia 30 de outubro, pelas 20:30h, no Salão Nobre da sede da Associação de Futebol de Lisboa, uma Assembleia Geral Ordinária. Convida-se todos os interessados a consultar a respetiva convocatória para conhecimento da(...)

É já este fim de semana que se dá o pontapé de saída na Taça Nacional de Walking Football.. A 1ª jornada, referente à Zona 3, onde está inserida a Associação de Futebol de Lisboa, disputa-se no Campo Eng. Carlos(...)

Decorreu, hoje, na Cidade do Futebol o sorteio da 3ª eliminatória da Taça de Portugal Feminina. Os clubes filiados da AFL ficaram a saber os próximos adversários: 3ª eliminatória (14 e 15 de novembro de 2026): CF Os Belenenses –(...)

Programação para o fim de semana na AFL TV, marca na agenda e não percas estes três jogos: 31 de outubro – 18:00H TRUECLINIC | CD I Divisão | 7ª Jornada Novos Talentos frente ao Pregança no Pavilhão Escola Secundária(...)

Accessibility Toolbar