Associacao

de Futebol

de Lisboa

Balanço Fase Final Taça Regiões

A Seleção Sénior da Associação de Futebol de Lisboa venceu pela segunda vez consecutiva a Taça das Regiões e garantiu o acesso à UEFA Regions Cup da próxima temporada. Será mais uma presença da nossa Seleção na Liga dos Campeões do Futebol Amador. A Fase Final desta Taça das Regiões decorreu em Castelo Branco. No […]

A Seleção Sénior da Associação de Futebol de Lisboa venceu pela segunda vez consecutiva a Taça das Regiões e garantiu o acesso à UEFA Regions Cup da próxima temporada. Será mais uma presença da nossa Seleção na Liga dos Campeões do Futebol Amador. A Fase Final desta Taça das Regiões decorreu em Castelo Branco.

No primeiro jogo, dia 29 de fevereiro, a equipa às ordens de Marco Guerreiro empatou 1-1 (marcou Edney Ribeiro) diante da AF Viseu. No dia seguinte, a nossa Seleção folgou e assistiu à vitória da AF Viseu sobre a AF Madeira, por 1-0.

Com isto, no dia 02 de março, a AF Lisboa sabia que só a vitória interessava para carimbar o acesso à Final da Taça das Regiões. O triunfo por um golo de diferença atirava as decisões para o critério de desempate disciplinar (com a nossa Seleção em vantagem antes do jogo) e uma vitória por dois ou mais golos de diferença dava automaticamente a passagem.

Desde o início do jogo diante da AF Madeira que a nossa Seleção impôs o seu jogo em busca do golo. Foi com naturalidade que o resultado apareceu e terminou em 2-0 (marcaram Edney Ribeiro e João Job).

Na final, a 03 de março, tivemos pela frente a AF Braga (venceu grupo com AF Setúbal e AF Castelo Branco) e o golo de Arian Semedo foi suficiente para erguermos o troféu pela segunda vez consecutiva, a terceira no total.

Os trabalhos da nossa Seleção, tendo em vista a UEFA Regions Cup regressam na próxima temporada. Na Ronda Intermédia, a AF Lisboa vai medir forças com as seleções representativas de Inglaterra, Finlândia e Letónia. O local onde decorrerá esta fase ainda não foi oficializado, mas existem conversações para que decorra na Finlândia.

Discurso Direto:

Marco Guerreiro, selecionador: “Esta participação na Taça das Regiões antevia-se muito difícil, por se tratar, acima de tudo, de um processo de renovação da Seleção, com a saída de alguns atletas que tinham sido fundamentais no nosso trajeto. Também pelas dificuldades em treinar e em convocar atletas, quer pela renúncia à seleção, quer por situações que nos foram sendo alheias e que tivemos de encontrar soluções para as mesmas. Foi um caminho muito difícil e que tinha tudo para correr mal. Mas, porque há sempre um mas, que é aquilo que nós, enquanto equipa técnica, controlamos, fizemos das dificuldades as nossas forças e conseguimos reunir um grupo de Homens fantásticos, que se alinharam com as nossas ideias e ideais e deram uma resposta cabal a tudo o que nos foi acontecendo e que culminou com a conquista da terceira Taça das Regiões. Uma conquista que é acima de tudo deste grupo de trabalho (Staff e jogadores) e respetivas famílias, mas também dos seus Clubes, dos seus treinadores, staff e colegas de equipa. A todos, o nosso encarecido agradecimento, pois tem sido fundamental para este sucesso. Pessoalmente e porque “não há duas, sem três”, estou imensuravelmente grato por tamanho feito, por ter esta oportunidade de retribuir a aposta e confiança em mim, com trabalho, competência e resultados, que ficam na História da AFL e das suas gentes. E quanto a isso não há dúvidas de que o que tem sido feito, o que tem sido construído, é inegavelmente fruto da competência e envolvimento de muita gente boa que me tem apoiado e acompanhado, nomeadamente o Presidente Nuno Lobo, os Vice-Presidente António Silva e José M. Rodrigues, os meus colegas de equipa, Álvaro, Pedro e Tiago, o Carlos e o Jorge, o Armindo e o Fernando, o Marco Ferreira da Comunicação da AFL, o Hugo Rodrigues, bem como e, principalmente, os enormes jogadores que temos tido a sorte de escolher. A todos, manifestar a minha eterna gratidão. Agora é começar a pensar na melhor forma de nos prepararmos para a Fase Intermédia da UEFA Regions Cup, que se jogará entre Outubro e Dezembro de 2024, em data ainda por anunciar pela UEFA”.

António Silva, vice-presidente: “Quando partimos para esta competição tínhamos objetivos bem claros. Primeiro estar na final e depois vencer a competição. Felizmente, fruto de um trabalho impressionante de toda a equipa técnica e jogadores, conseguimos revalidar o título e vamos marcar novamente presença na UEFA Regions Cup. Não posso deixar de enaltecer mais uma vez o empenho e dedicação de toda a comitiva (jogadores, Marco Guerreiro, Álvaro Tomás, Pedro Calheiros, Tiago Freixo, Carlos Correia, Fernando Dores, Armindo Domingues e Jorge Monteiro) em prol da Associação de Futebol de Lisboa. Esta edição da Taça das Regiões ficou marcada por diversos constrangimentos na preparação, mas conseguimos dar a volta por cima. Isto porque nunca baixámos os braços e fizemos forças do que poderiam ser fraquezas. Não posso deixar de relevar todos os jogadores que estiveram na Fase Zonal e os Clubes que cederam jogadores nestas duas fases. Um agradecimento também à AF Castelo Branco e à FPF pela exímia organização da prova. A nossa missão não termina aqui, queremos melhorar o que fizemos na última edição da UEFA Regions Cup”.

A comitiva da AF Lisboa foi composta por:
Jogadores:
1 – Rodrigo Dias (Interoeste FC)
2 – João Afonso (CF Benfica)
3 – Arian Semedo (UA Povoense)
4 – João Job (SG Sacavenense)
5 – Francisco Dias (UA Povoense)
6 – André Silva (Interoeste FC)
7 – Jhonatan Silva (AC Cacém)
8 – Henrique Oliveira (GDU Ericeirense)
9 – Edney Ribeiro (Interoeste FC)
10 – Renato Martins (CF Benfica)
11 – Juan Saldarriaga (CF Os Belenenses)
12 – David Tomás (SG Sacavenense)
13 – Christian Mate (Interoeste FC)
14 – Afonso Henriques (CF Benfica)
15 – Micael Simão (CF Benfica)
16 – Guilherme Soças (AC Cacém)
17 – Rivelino Sousa (CF Benfica)
18 – Gonçalo Canhoto (SG Sacavenense)
19 – Victor Fati (GS Loures)
20 – Vítor Martins (UA Povoense)

Staff:
António Silva, vice-presidente AFL e chefe de comitiva
Marco Guerreiro, selecionador
Álvaro Tomás, adjunto
Pedro Calheiros, adjunto
Tiago Freixo, adjunto
Carlos Correia, responsável clínico
Fernando Dores, técnico de equipamentos

Partilhar

Notícias

No passado sábado, dia 30 de maio, o presidente da Direção da Associação de Futebol de Lisboa, Vítor Filipe assistiu ao segundo jogo de Playoff de Acesso à Liga Portugal 2 Meu Super, entre o Belenenses SDUQ e o SC(...)

A Associação de Futebol de Lisboa esteve representada pelo vogal da Direção, Ricardo Nascimento, na entrega da Taça e das Medalhas à equipa do CF Estrela de Sub-19 que venceu o Campeonato Distrital Sub-19 I Divisão de Futebol. O vice-presidente(...)

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol promoveu, no passado dia 23, na Cidade do Futebol, uma reunião de trabalho com os presidentes dos Conselhos de Arbitragem distritais e regionais, integrada no processo de preparação da época desportiva(...)

Realizou-se esta segunda-feira a reunião de preparação da Final da Taça AFL, que contou com a presença dos representantes dos clubes finalistas e da Associação de Futebol de Lisboa (AFL). Durante o encontro, foram abordadas questões relacionadas com a organização(...)

No próximo dia 30 de maio, entre as 16:00H e as 19:00H, o Campo Nº2 do Real SC recebe o primeiro Torneio de Desenvolvimento de Futebol Feminino – Sub-12, integrado no Projeto de Desenvolvimento do Futebol Feminino da Associação de(...)

Somos mais de 10 mil subscritores no Youtube! Obrigado a todos pela confiança na Associação de Futebol de Lisboa. Sigam-nos nas nossas redes sociais! Vamos continuar a promover o futebol distrital.

(...)

Accessibility Toolbar