Historial

Historial

Em 1884, Guilherme Pinto Basto, que estudava em Inglaterra, trouxe para Portugal a primeira bola de futebol, que causou muito alvoroço pela novidade de um jogo desconhecido no nosso País.

No entanto, ao que se sabe, serviu apenas para mostrar como era a Bola com que os ingleses jogavam tendo-a Guilherme Pinto Basto guardado como lembrança dos seus tempos de estudante e da prática da modalidade em Inglaterra. Posteriormente, em 1888, seus irmãos Eduardo e Frederico trouxeram também uma Bola. Então, os três irmãos, que na Grã-Bretanha tinham aprendido as Técnicas e as Leis do jogo, começaram a interessar os amigos para o futebol que passaram a praticar aos Domingos.

Dava assim o futebol os primeiros passos no nosso País entusiasmando os jovens da época que, nessa altura se encontravam alheios à prática de desporto.

Este grupo fez a sua primeira exibição em Cascais no final da época de banhos tendo assistido a Corte e a Sociedade elegante. Foi um grande êxito sentido por toda a gente, sem distinções de idades levando o jogo a desenvolver-se com grande entusiasmo.

Em 1889 disputou-se um jogo entre a selecção dos grupos que se exibiam em Cascais e uma equipa formada por ingleses. Para o efeito escolheu-se um terreno central em Lisboa para que a propaganda do jogo tivesse maior acolhimento e difusão, principalmente entre o povo. O jogo foi feito num terreno situado no Campo Pequeno, onde mais tarde se construiu a Praça de Touros, tendo-se marcado as linhas e colocado balizas.

Tal foi o êxito, que a seguir a este muitos outros desafios se seguiram, pois o futebol de dia para dia captava cada vez mais adeptos. Pensou-se arranjar um novo campo, pois o do Campo Pequeno era impróprio e descampado. Passou a ser em Belém o local de reunião dos adeptos do novo jogo que era disputado com orientação definida e um grande conhecimento das suas regras.

Os irmãos Pinto Basto decidiram formar um Clube, que denominaram de Lisbonense. Foi o ponto de partida para o aparecimento de vários outros, como consequência do desenvolvimento do jogo, tendo na mesma altura começado a aparecer os grupos escolares. A organização clubista que será a base do desporto português começou com o futebol, tendo o entusiasmo feito surgir vários núcleos impulsionadores do futebol.

O interesse atingiu tal nível que em 1894, quando da Comemoração do Centenário Henriquino realizou-se o primeiro encontro Porto/Lisboa, tendo como prémio uma taça oferecida pelo Rei D. Carlos I a que chamaram "Cirp" devido à influência britânica. O desenvolvimento do futebol pedia uma organização, uma entidade para resolver problemas.Por isso mesmo, por vontade dos Clubes, a Liga de Football Association, mas que por ter sido criada sem uma base e face aos problemas complexos que se lhe apresentavam teve uma existência curta.

Mas como o futebol precisava de uma direcção surgiu em 1908 a Liga Portuguesa de Football, tendo sido o Dr. Januário Barreto, antigo aluno e jogador do Casa Pia, o seu Presidente.

Embora fosse criada em ambiente de entusiasmo teve breve existência, devido a problemas surgidos em pleno campeonato que complicavam a vida da Liga que acabou por se afundar.

Em Setembro de 1910 vivia-se no País um ambiente escaldante na política que atingiu também o futebol. Por todo o lado se clamava por leis e após discussões acaloradas de várias noites, chegaram no dia 23 à decisão de fundar a ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE LISBOA, iniciando assim uma nova era do futebol. Foi um início difícil a que se entregavam com grande entusiasmo grandes desportistas da altura.

Abel Fontoura da Costa foi o primeiro Presidente, mas, por afazeres profissionais (oficial da Marinha), teve que sair de Portugal e o seu lugar foi entregue ao Vice-Presidente, Dr. Jaime Mauperrin Santos, que, também, exerceu a função por pouco tempo. Surge, então, o Dr. António Joaquim de Sá Oliveira, o 2º presidente eleito, que ocupou a presidência até 25 de Agosto de 1913.

Mas outros nomes figuravam no elenco inicial da Associação, tais como: Carlos Vilar, Raul Nunes, Visconde de Alvalade, Dr. Pedro Sanches Navarro (mais tarde presidente da Associação), Pedro Del Negro e Cosme Damião.

A Associação constituía-se para orientar o futebol estando a seu cargo a organização de campeonatos. No primeiro ano realizaram-se três campeonatos, referentes a três categorias conquistadas pelo Club Internacional de Futebol, em primeira, e o Sport Lisboa e Benfica em segunda e terceira. Disputou-se também na primeira época da A.F.L. o Campeonato Escolar, tendo sido seu vencedor a Casa Pia que pela vida fora deveria dar uma grande contribuição ao futebol.

Foi ainda nesta primeira época que a Selecção da A.F.L. disputou o seu primeiro jogo com uma equipa estrangeira. Foi o Stade Bordelais a equipa que fez o baptismo da nossa Selecção que se estreou da melhor maneira pois bateu a equipa francesa por 4-1, após boa exibição.

Inicialmente a A.F.L. teve a sua Sede instalada no Palácio Palmela, por cedência que a Associação Naval de Lisboa fez com o consentimento da Liga Naval de Lisboa, tendo esta ainda fornecido a iluminação.

Estava, pois, criada a primeira e a maior Associação de Futebol do País que sempre tem pugnado pelo fomento e desenvolvimento do futebol em Portugal.

Clubes fundadores

  • S.C. Império
    S.C. Império
  • >S.C.C. Ourique
    S.C.C. Ourique
  • S.L Benfica
    S.L Benfica
  • C.I.F.
    C.I.F.
  • Sporting C. P.
    Sporting C. P.

A pirâmide do Futebol

  • A pirâmide do Futebol

Provas da AFL