Logo AFL
Associação de Futebol de Lisboa
banner

Galeria de fotos

31-12-2014

VISITA HISTÓRICA AO MUSEU!

O último dia do ano foi marcado por um acontecimento único e memorável dado que o Arquitecto António Joaquim de Sá Gonçalves Henriques, neto do presidente António Joaquim de Sá Oliveira, um dos principais obreiros da criação da Associação de Futebol de Lisboa, dirigindo-a nos primeiros e difíceis anos da sua existência (1910/1913) os quais foram, sem duvida, os mais importantes para a sua consolidação e desenvolvimento, esteve nas instalações da AFL, onde tomou conhecimento directo do rico historial e admirou o valioso espólio existente, que se encontra em exposição permanente.

Falar do seu avô é fácil pois os documentos que a ele se referem todos afirmam que o empenho, dedicação e carinho colocado pelo Dr. António Joaquim de Sá Oliveira, , na condução dos destinos do futebol e da sua organização foi simplesmente magnifico, rigoroso, persistente e profícuo a toda a linha, ao ponto de ceder até o seu escritório de advocacia para, provisoriamente, se instalar a sede da AFL enquanto não houvesse condições financeiras para ter um local próprio e independente onde pudesse receber clubes e todos os agentes que estivessem relacionados com a actividade futebolística.

Naturalmente, face ao excelente trabalho que desenvolveu nos primórdios do futebol à frente da primeira Associação de Futebol de Portugal, mereceu ter sido escolhido como o primeiro presidente da então União Portugueza de Futebol, fundada em 31 de Março de 1914, mais tarde designada como Federação Portuguesa de Futebol.

O Dr. Sá Oliveira personalidade altamente considerada na sociedade, não só por ter sido reitor do Liceu Pedro Nunes, como pedagogo e organizador no campo experimental da formação de professores, iniciando-se, assim, uma nova etapa para o ensino em Portugal. Nasceu em 10 de Abril de 1872, em Arada (Ovar-Aveiro) e faleceu no dia 7 de Janeiro de 1954, na Freguesia de Santa Isabel, Lisboa. O seu nome está perpetuado em dois arruamentos: um em Venda Seca (Belas-Sintra), servida pelo Código Postal, 2605-168 e outro em São João (Ovar-Aveiro), com o indicativo 3880-784.

Esta visita foi, sem duvida, um marco histórico já que o Arquitecto Gonçalves Henriques, para além de ter oferecido preciosos documentos ao Museu, teve a oportunidade de ver algumas fotografias do senhor seu avô, como contemplar a sua assinatura numa salva de prata oferecida à própria Associação por todos os presidentes vivos, isto em 18 de Outubro de 1951, na comemoração do LXI aniversário da AFL.

O Museu da centenária Associação de Futebol de Lisboa não podia ter terminado melhor o ano de 2014!

foto1


foto2


foto3


foto4


foto5


foto6


foto7


foto8