Logo AFL
Associação de Futebol de Lisboa
banner

Galeria de fotos

20.10.2015

Romeu, um senhor jogador, visitou-nos!

Num excelente fim de tarde tivemos o privilégio de receber o sr. Romeu Fernando Fernandes da Silva, com os seus admiráveis 62 anos de idade, nas nossas instalações onde admirou taças, salvas, troféus e outros objectos de valor incalculável conquistados brilhantemente por tantos e tantos atletas que, ao longo de mais cem épocas, representaram condignamente as selecções lisboetas. Também, ao mesmo tempo, tomou conhecimento directo do rico historial da centenária Associação de Futebol de Lisboa e das peripécias e episódios que se passaram em momentos fantásticos, únicos e inigualáveis no romântico desporto-rei desde então…

Romeu, como é conhecido no mundo do futebol, nasceu em Vila Praia de Âncora (Distrito de Viana do Castelo) e teve um deslumbrante e grandioso currículo como jogador, iniciando-se em Moçambique, para onde foi muito novo, no Grupo Desportivo 1º Maio, de Lourenço Marques (hoje Maputo) e no Sporting Clube da Beira, onde se sagrou campeão provincial do escalão júnior. Regressou e ingressou, na época 1972/73, no Vitória Sport Clube (Guimarães), cuja permanência se estendeu até 1974/75. Foi internacional 4 vezes pela equipa principal portuguesa e outras quatro pela Sub-21. Nas duas temporadas seguintes serviu o Sport Lisboa e Benfica e venceu dois campeonatos nacionais. Volta a Guimarães e alinha na sua equipa nos jogos de 1977/78 e 1978/79. Nos anos de 1979/80 a 1981/82 jogou no Futebol Clube do Porto e ganhou duas supertaças. Destaque para o facto de ter sido seleccionado para envergar novamente a camisola de Portugal, acontecimento que ocorreu por 7 vezes, e outra mais na selecção B. Ingressa então no Sporting Clube de Portugal onde permaneceu de 1983/84 a 1985/86 e venceu uma Taça de Honra da AFL. Nas duas últimas épocas representou o Sport Comércio e Salgueiros (1986/87) e Amora Futebol Clube (1987/88).

Quanto às 11 internacionalizações, devemos realçar que Romeu participou nas campanhas da selecção portuguesa, na fase de apuramento, para os Europeus de 1976-Jugoslávia e 1980-Itália e para o Mundial de 1982-Espanha!

Na normal consequência da sua carreira desportiva damos conta que exerceu as funções de treinador, nalguns casos como Adjunto, no Sporting Clube de Portugal, Vitória Sport Clube, Clube de Futebol “Os Belenenses”, União Sport Clube de Paredes, Sport Clube União Torreense, Clube Desportivo Olivais e Moscavide, Lusitânia Futebol Clube Lourosa, Sport Lisboa e Benfica (observador de talentos) e Clube Desportivo Interclube, de Luanda (Angola).

Para além da sua agradável presença deixou uma muito simpática mensagem no livro de honra da Associação de Futebol de Lisboa.

foto1


foto2


foto3


foto4


foto5


foto6


foto7


foto8


foto9


foto10


foto11


foto12