Logo AFL
Associação de Futebol de Lisboa
banner

Galeria de fotos

27.05.2016

Foi um privilégio ter recebido o magistral Orlando Duarte na nossa casa!

Nada melhor para encerrar a minha colaboração como responsável do Museu do que ter recebido a simpática visita do mais categorizado Treinador de Futsal de Portugal!

Orlando Francisco Alves Duarte, puro alfacinha, nasceu em 5 de Abril de 1957, na Freguesia de Alcântara e, desde cedo, dedicou-se à actividade desportiva praticando o futebol nos escalões juvenis do Clube de Futebol “Os Belenenses”, na época 1972/1973, onde permaneceu até à categoria de seniores. Passou a sua classe de fino jogador por mais clubes, como o Sporting União Fonte Santense, Casalense Futebol Clube, Sport Lisboa e Alcântara, ao mesmo tempo que actuava na variante Futebol de Cinco na equipa de “Os Bebés”. Terminou a carreira em 1982/1983 no Clube de Futebol da Trafaria.

Em 1987/1988 dedicou-se à actividade de treinador de futsal com a equipa do Atlético Clube de Portugal, onde esteve 5 temporadas. Seguiu-se o Sporting Clube de Portugal até 2001. Em simultâneo serviu, e de que maneira, a selecção portuguesa (de 1995 a 2000 como adjunto, ou seja, treinador de campo), assumindo o cargo de seleccionador principal de 2000 a 2010, conseguindo êxitos que ainda perduram e ainda não foram ultrapassados, com o 3º lugar no Mundial da Guatemala (2000) e 2º classificado no Euro de 2010, na Hungria. Voltou ao Sporting onde esteve 2010/2011 e 2011/2012. Desde 2013 que está a trabalhar na Letónia, no Futbola Klubs Nikars, clube que, sob a sua batuta, nos quatro anos de exercício (só) conquistou 4 campeonatos, 3 taças nacionais e 3 supertaças! Impressionante…

Em Portugal, em termos de títulos, o seu nome está bem gravado na conquista imensos, assim como lugares de honra, mas devem ser destacados os 6 campeonatos nacionais, 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça. Fantástico!

Seleccionador Nacional Universitário de 1992 a 2010, conquistou o campeonato do Mundo em 2008, realizado na Eslovénia (Koper), entre outras honrosas classificações nas várias competições em que esteve presente.

Também deu o seu contributo à Associação de Futebol de Lisboa fazendo parte do quadro de treinadores de 1991 a 1994.

Na FIFA tem o estatuto de Instrutor e na UEFA de Observador. Tem desempenhado a missão de Formador, Conselheiro e Coordenador Técnico e de Dirigente em Portugal e no estrangeiro.

As palestras em seminários, colóquios, realizadas aquém e além fronteiras, ultrapassam as 180 sessões. Simplesmente extraordinário...

Recebeu distinções, que atingem mais de duas dezenas e vindas de todos os quadrantes, com destaque para medalhas de ouro, galardões, louvores, prémios e o facto de ter sido considerado em 2008 o Melhor Treinador do Mundo, numa votação realizada na Geórgia!

Patrono de inúmeras iniciativas levadas a efeito por agentes desportivos, com realce para a “sua” Academia de Futsal, criada no Entroncamento.

Quanto às homenagens que merecidamente obteve, já vão em três dezenas!

Enfim, que dizer tão importante e grada figura do Futsal reconhecida em Portugal e em todo o Mundo!

Nesta visita, Orlando Duarte esteve muito bem acompanhado: com seus filhos Ana e Daniel, e a futura nora, menina Margarida Lopes. Tudo gente maravilhosa, simpática e promissora. Deixaram a seguinte e muito cativante mensagem, que agradeci:

“Tarde inesquecível na companhia do Amigo Alberto Helder.
Muito obrigado pela inolvidável visita.
Trabalho excepcional.
Deixamos aqui expresso o desejo de um maior apoio a um espaço que se pretende de excelência e que possa ficar na memória de todos nós.”

foto1


foto2


foto3


foto4


foto5


foto6


foto7


foto8


foto9


foto10


foto11


foto12