Logo AFL
Associação de Futebol de Lisboa
banner

Galeria de fotos

13-01-2016

O Professor Carlos Dinis e seus amigos estiveram connosco!

Carlos Alberto Lopes Dinis, uma referência na área da formação do futebol e que muito contribuiu com os seus saberes, querer, empenho e dedicação para que esta casa seja o que é na actualidade, deu-nos o privilégio de nos visitar, com dois seus estimados companheiros (srs. Fernando Varão e Vasco Antunes), e deslumbraram-se com o rico e imponente espólio desportivo, assim como ficaram a conhecer um pouco do esplêndido historial do desporto-rei em Portugal, tomando conhecimento directo de episódios, testemunhos e documentos que enriquecem a centenária Associação de Futebol de Lisboa!

O Prof. Carlos Dinis iniciou-se na actividade desportiva como jogador juvenil (1969) no Mem Martins Sport Clube, da Linha de Sintra, e, como sénior, no Grupo Desportivo de Queluz. Também se dedicou ao Basquetebol e Badmington. Mas foi no Clube Internacional de Foot-ball que mais tempo dedicou como praticante do desporto-rei, onde conquistou o título de campeão universitário de Lisboa. Licenciado em Educação Física e Professor possui um vastíssimo, eloquente e fascinante currículo do qual destacamos as inúmeras comunicações que produziu em seminários, cursos diversos, jornadas médicas, encontros, fóruns, acções de formação, promovidas por entidades particulares e estatais, desportivas e de outras áreas, aquém e além fronteiras, destinadas a todos os escalões da carreira de futebolista.

Coordenador Nacional e de Lisboa nas várias selecções de jovens, também dirigiu, como técnico, equipas do Grupo Desportivo de Queluz, Atlético Clube do Cacém, Clube de Futebol “Os Belenenses”, Clube Recreativo de Massamá e Sporting Clube de Portugal, que obtiveram inúmeros títulos e honrosas classificações, mercê da sua dinâmica, conhecimentos e sentido de responsabilidade em todas as tarefas que desenvolve, sempre norteado com a imperiosa vontade de vencer os adversários com respeito, desportivismo e competência.

Exerceu as funções de Membro da Comissão Técnica da Associação de Futebol de Lisboa, assim como da Federação Portuguesa de Futebol e de outras organizações relacionadas com inúmeros torneios de futebol jovem, tendo, nessa qualidade, percorrendo muitos países em todo o mundo.

Sócio efectivo da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol, onde está classificado com o máximo grau da carreira (IV nível), e exerce o cargo de Vice-Presidente da Direcção (mandato 2013/2016).

Recebeu, entre outras, as seguintes distinções: Diversos louvores da Direcção da Associação de Futebol de Lisboa, Prémio Cândido Oliveira (1993), da ANTF, Prémio Fernando Vaz (1995 e 2001), da ANTF, Certificado de Mérito da Federação Portuguesa de Futebol (2002), Homenageado pela Associação de Futebol de Lisboa pela conquista do Europeu sub-17 (2003), Prémio José Maria Pedroto (2004), da ANTF, Medalha de Bons Serviços Desportivos, atribuída pelo Governo da República Portuguesa em 2003, Medalha de Ouro Mérito, da FPF, em 2006 e Patrono do VII Curso de Treinadores de Futebol UEFA/Nível II, promovido pela AFL, em 2006/2007.

foto1


foto2


foto3


foto4


foto5


foto6


foto7


foto8


foto9