Logo AFL
Associação de Futebol de Lisboa
banner

Galeria de fotos

27 de Março de 2014
Visita do Mestre Joaquim Campos ao Museu da AFL

O Museu da Associação de Futebol de Lisboa teve o privilégio de ter recebido ontem, dia 27, a visita do Decano da arbitragem portuguesa, Joaquim Campos, tendo sido recebido pelos dirigentes Dr. Nuno Lobo, José Rodrigues e Dr. Tiago Vaz, Dr. Castanheira de Oliveira, Rui Melo e Alberto Helder.

O Mestre Joaquim Fernandes de Campos, nasceu em Tábuas, concelho de Miranda do Corvo, no dia 5 de Setembro de 1924 (já lá vão quase 90 anos!), mas desde muito cedo veio morar para Lisboa.

Interessado pela nobre causa iniciou a sua actividade no ano de 1944 e, devido a ter atingido o limite de idade, terminou a sua fantástica e inigualável carreira em 1974. Trinta anos ao serviço da AFL, que o distinguiu com os títulos de Sócio de Mérito e Honorário!

Dirigiu centenas de jogos e percorreu perto de 20 países. Marcou presença em 2 campeonatos do Mundo (1958-Suécia) e (1966-Inglaterra), esteve numa final europeia em 1963, no Europeu de 1968-Itália e no Mundial Militar 1966-Espanha. Foi o primeiro Árbitro profissional português (1969-Brasil). Como Árbitro internacional possui um recorde difícil de igualar, 21 épocas consecutivas ostentando a insígnia FIFA!

Por todo o mundo recebeu os mais rasgados elogios pelas suas actuações, assim como merecidas e elevadas distinções, das quais destacamos a Medalha Municipal de Mérito, no grau ouro, atribuída pela Câmara Municipal de Lisboa em 2008, reconhecendo assim o que, enquanto embaixador da arbitragem portuguesa, representou para a capital de Portugal.

Joaquim Campos deixou uma amável mensagem no Livro de Honra da AFL.

foto


foto


foto