Logo AFL
Associação de Futebol de Lisboa
banner

Galeria de fotos

29-01-2015

Jorge Coroado Visita o Museu
Museu da centenária Associação de Futebol de Lisboa continua a registar no seu livro de honra as mensagens de ilustres visitantes que o distinguem com a sua presença.

Desta feita foi Jorge Emanuel Monteiro Coroado, Árbitro jubilado internacional, que “alinhou” na equipa do Conselho de Arbitragem desta casa, durante 26 épocas consecutivas, de 13 de Outubro de 1975 a 29 de Junho de 2001, com a particularidade de ter conquistado a insígnia FIFA que ostentou de 1991 a 2001.

Participou, precisamente, em 2.215 jogos oficiais de futebol com uma imaculada, inigualável e grandiosa carreira que muito dignificou a AFL, aquém e além fronteiras. Esteve presente em 1320 encontros das provas da Associação de Futebol de Lisboa, em 107 partidas internacionais, sendo as restantes em campeonatos federativos e profissionais a nível nacional.

Jorge Coroado, irreverente, carismático, independente e altamente responsável, sempre esteve ao serviço da arbitragem lisboeta, mesmo com o estatuto de internacional, quando, fazendo parte da equipa de arbitragem, acompanhou e formou largas dezenas de colegas mais jovens em imensas partidas das competições juvenis, demonstrando, assim, a sua dedicação a tão nobre causa!

Naturalmente que ainda tem muito para dar à arbitragem, agora que atingiu um dos seus objectivos de vida, exercendo advocacia, como jurista.

Foi distinguido como desportista de referência, durante a sua festa de homenagem, em 2001, com os seguintes títulos: Sócio Honorário da Associação de Futebol de Lisboa, Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Futebol e Medalha de Mérito Desportivo entregue pelo então presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.

Jorge Coroado, num gesto que certifica o seu carácter, entregou ao Museu (que assim ficou muito mais rico), através do Dr. Nuno Lobo o equipamento completo que utilizou na final da Taça de Portugal (58ª edição) em 24 de Maio de 1998, quando, com os seus colegas Pedro Ruben e Luís Santos, Assistentes e Monteiro da Silva, como quarto Árbitro, dirigiram o embate entre o F.C.Porto e o S.C.Braga.

foto1


foto2


foto3


foto4


foto5


foto6


foto7


foto8


foto9