Logo AFL
Associação de Futebol de Lisboa
banner

Galeria de fotos

03-02-2015

Ilustre Personalidade Visita o Museu
O sr. Cândido Pedro da Silva Tavares, visitou o Museu e fez a doação de 4 volumes da Revista Stadium dos anos 1934, 1935, 1937 e 1938, assim como o florete que o senhor seu pai, o eclético e célebre desportista Cândido Coelho Tavares, usuou enquanto Mestre de Armas.

Sem dúvida que estas tão valiosas dádivas vem enriquecer o espólio da AFL, sempre receptiva a este género de ofertas, assumindo o compromisso de que preservará com o máximo empenho e responsabilidade tudo o que vem coleccionando desde há perto de cento e cinco anos!

É uma enorme honra falar de Cândido Coelho Tavares, militar de carreira e guarda-redes de excelência Defendeu as cores de vários clubes, dos quais se destacam os filiados na Associação de Futebol de Lisboa, o Casa Pia Atlético Clube e o Sport Lisboa e Benfica, isto nas décadas de 1930 e 1940.

Depois de ter deixado a actividade como jogador, e por tanto gostar do desporto-rei, enveredou pela carreira de Treinador e igualmente colaborou com clubes da AFL, casos do Sport Clube União Torriense (ver imagem) e do Sport Lisboa e Benfica.

Ao serviço do Benfica ficou famoso o jogo final da Taça de Portugal, disputado em 15 de Junho de 1952, com o seu rival de sempre, o Sporting Clube de Portugal, ambos fundadores da AFL, partida que ganhou com um surpreendente 5-4! Cumpriu, ainda, as funções de treinador nacional (ver cartão).

A Câmara Municipal do Seixal perpetuou o seu nome numa das ruas que bem pertinho fica da Academia do Benfica, como se pode ver na fotografia da placa toponímica.

foto1


foto2


foto3


foto4


foto5


foto6


foto7


foto8


foto9


foto10