Logo AFL
Associação de Futebol de Lisboa
banner

Galeria de fotos

11.05.2016

Hoje, memorável e extraordinária visita!

O Museu da centenária Associação de Futebol de Lisboa está, diariamente, mais precioso e notável, em termos de visitantes!

Tivemos a honra de receber os fabulosos jogadores internacionais jubilados, o sr. Hilário, do Sporting, e sr. Simões, do Benfica, os quais, com a presença do Desembargador Dr. Sérgio Abrantes Mendes e do director da AFL, sr. Carlos Seixas, estiveram connosco e um bom bocado passaram a ouvir o historial da AFL, ao mesmo tempo que contemplaram o seu imponente, inigualável e fantástico espólio desportivo!

Todos os três têm comum circunstância para com a AFL: representaram-na (e bem) nas suas selecções! Também lhes foram oferecidas as suas fichas de inscrição de jogadores que lhes causaram, naturalmente, saudade e emoção ao recordarem vincadas passagens das suas excelentes e gratificantes carreiras de acreditados desportistas…

Passamos a descrever um pequeno currículo de cada qual.

Dr. Juiz António Sérgio da Silva Abrantes Mendes, tem 62 anos de idade e é natural de Lisboa. Iniciou-se em 1974/1975 no Centro Desportivo Católico de Portugal e terminou a carreira em 1987/1988, na equipa de Veteranos do Santana Futebol Clube onde se sagrou campeão de Lisboa em duas épocas! Também foi capitão de equipa da AFL em jogos de seniores com a congénere do Porto. Foi-lhe ainda proporcionada a ficha de jogador do senhor seu pai, Dr. António Abrantes Mendes (05.02.1908/25.01.1988), advogado e que representou o Sporting Clube de Portugal na primeira categoria entre 1926 e 1939, foi internacional brilhante e, mais tarde treinador e dirigente.

Hilário do Rosário da Conceição, 77 anos de idade, oriundo do Sporting Clube de Lourenço Marques (hoje Maputo, capital da República Popular de Moçambique) representou, como futebolista, somente o Sporting Clube de Portugal de 1958/1959 a 1972/1973. Seguiu a carreira de Treinador tendo trabalho em clubes de Portugal e Moçambique. Foi internacional, vestindo por 39 vezes com a camisola principal de Portugal e 1 a B. Representou a selecção da AFL no IV Lisboa-Madrid (2-1), realizado em 3 de Dezembro de 1959, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. Também deu o seu contributo à selecção militar. Para além de, no Mundial de 1966 (Inglaterra), ter sido considerado o mais regular jogador português da competição foi, durante e após a sua carreira, merecedor de diversas distinções honorificas.

António Simões Costa, de 72 anos de idade, natural de Amora (Seixal), veio do Almada Atlético Clube para o Benfica, não sem antes existirem hipóteses para ingressar ou no Belenenses ou no Sporting. Inscreveu-se em 1959/1960, com a categoria júnior e só parou, como sénior, em 1982 nos Estados Unidos da América, na equipa do Kansas City Comets (MISL), tendo passado, entretanto pelo Estoril Praia e União de Tomar. Neste ainda teve, como colega, o inesquecível Eusébio da Silva Ferreira. A selecção militar também contou com Simões e o seleccionado de Lisboa teve-o nos encontros com Setúbal (27.03.1960), no campo dos Arcos, com quem perdeu por 0-1 e nos jogos entre o Porto e Lisboa, em 22 de Janeiro de 1961 (derrota 1-2), no Estádio das Antas e 29 de Janeiro de 1961, na Tapadinha (vitória 3-1). Internacionalizações: equipa principal 46 e 7 júnior. Inúmeras homenagens recebidas durante e após a actividade desportiva.

Nas mensagens, que registamos com imenso agrado, o Dr. Sérgio Abrantes Mendes expressou:

“Foi um privilégio assistir à magnífica obra que a AFL perpetuou para o futuro. Bem hajam por me terem recordado mais uma vez que o presente e o futuro sem passado não tem qualquer sentido.
Sérgio Abrantes Mendes”.

E os inesquecíveis Magriços, descreveram:

”A visita que muito nos sensibilizou, num espaço que fizemos parte, cuja história muito nos orgulha.
Bem hajam, e força para o futuro.
António Simões e Hilário da Conceição.

Nota: A acompanhar tão ilustres personalidades estiveram Dr. Castanheira Oliveira, Rui Melo e Alberto Helder.

foto1


foto2


foto3


foto4


foto5


foto6


foto7


foto8


foto9


foto10


foto11


foto12


foto13


foto14


foto15


foto16


foto17


foto18


foto19


foto20


foto21


foto22


foto23


foto24