Logo AFL
Associação de Futebol de Lisboa
banner

Galeria de fotos

12-01-2015

Abertura do Curso de Treinadores de Futebol (II Nível)

​ 
A Associação de Futebol de Lisboa, através do seu Departamento de Formação, com supervisão do Instituto Português de Desporto e Juventude, iniciou hoje o Curso de Treinadores de Futebol (II nível), com a presença de 39 formandos, dos cerca de cinquenta inscritos que se propuseram ampliar e valorizar os seus conhecimentos em prol do desporto-rei.

O curso, em novos moldes, está programado nas três seguintes áreas: geral, com a duração de 63 horas; formação específica, com 125 e estágio 800, ou seja, uma época desportiva. O seu final está previsto para o dia 2 do próximo mês de Junho. As sessões teóricas realizam-se no auditório 2000, na sede da centenária AFL e as aulas práticas em relvados de futebol.

O Dr. Tiago Vaz (Director para a Formação) e o Dr. Castanheira de Oliveira (Director-administrativo) são os responsáveis por esta acção de formação. Inês Silva e Rui Melo serão os colaboradores da AFL que irão acompanhar as sessões do curso.

Vão leccionar 10 formandos que desenvolverão as seguintes matérias, de âmbito geral: Psicologia e Pedagogia do desporto; Teoria e Metodologia do treino desportivo; Ética e Deontologia profissional; Luta contra a dopagem; Gestão e Organização do futebol; Biomecânica do desporto; Nutrição, treino e competição; e Traumatologia do desporto; Desporto para pessoas com deficiência. Na formação específica: Metodologia do treino de futebol; Tecno-táctica; Capacidades motoras do futebol; Psicologia aplicada ao futebol; Arbitragem e Leis do Jogo; e Gestão e Organização do futebol.

Aproveitando a oportunidade, recolhemos as opiniões que a seguir se transcrevem.

João Gabriel Brás Pereira da Silva, 27 anos, da Amadora, professor de educação física, encontra-se a treinar a equipa de iniciados do Casa Pia Atlético Clube, actualmente a disputar o campeonato nacional: Obteve o primeiro nível em 2009, na Faculdade de Motricidade Humana, com a frequência e aproveitamento deste curso abre-lhe mais oportunidades de enriquecer os seus conhecimentos para os aplicar na sua área de actuação, especialmente com a troca de experiências e a vivência junto daqueles que trazem mais-valia para o futebol.   

Diogo Coelho de Meirelles do Ó Vilhena, 35 anos, de São Pedro do Estoril, professor de educação física e treinador adjunto da equipa de juniores do Grupo Desportivo Estoril Praia. Também exerceu as funções de seleccionador da Associação de Futebol de Lisboa participando em três épocas no Torneio Lopes da Silva, com a equipa Sub-14.

As suas expectativas são: Frequentar esta oportunidade é sinónimo de garantir mais qualidade e actualização na formação que desenvolve na sua área profissional. Após 5 anos de espera por este curso entende que terá de dar o seu máximo para atingir os níveis de aprendizagem seguintes até ao topo, ou seja ser treinador de IV nível. Espera, ainda, que a abertura de novos cursos possibilite manter os treinadores actualizados e devidamente certificados para exercerem as suas funções com rigor, competência e empenho.

Gustavo de Almeida da Silva Cardoso, 26 anos, de Lisboa, terapêutico clínico. Desempenhou a função de treinador adjunto na equipa sénior do Sport Clube União Torreense. A sua presença nesta iniciativa da AFL visa, principalmente, aumentar os seus conhecimentos e atingir os escalões seguintes, para além de desenvolver os contactos com colegas e formadores, continuando, assim, no normal processo evolutivo na carreira que abraçou, alimentando o sonho de ascender ao seu topo.

Diogo Ramos C. Piteira de Melo Pereira, 31 anos, de Mem Martins, Professor de Educação Física, exerce as funções de treinador adjunto e observador da equipa principal do Clube de Futebol “Os Belenenses” vem animado em reciclar os seus conhecimentos, aumentar a rede dos contactos entre pares e obter as habilitações técnico-profissionais que lhe possibilitem novos desafios, eventualmente noutras paragens.   

Por fim o Formador Prof. Dr. Valter Pinheiro, 32 anos, de Loures, docente no ISCE-Instituto Superior de Ciências Educativas, responsável por duas das áreas da matéria a \desenvolver (Fisiologia e Biomecânica), treinador no Clube de Futebol Metodologia TOCOF-Treino Optimização Complementar do Futebolista vai por em prática todos os seus saberes, experiências e objectividade para enriquecer os conhecimentos dos formandos deste curso envolvendo-os profundamente com os ensinamentos científico e a prática, desejando que lhe sejam colocadas questões pertinentes para que possa responder em conformidade. Entende que, nestas acções, a partilha e a diferenciação são valores a considerar entre todos os participantes.

foto1


foto2


foto3


foto4


foto5


foto6


foto7


foto8


foto9


foto10


foto11


foto12


foto13